Filiação

H. Lee Moffit Cancer Center

O Instituto do Radium de Campinas assinou contrato de afiliação com o H. Lee Moffit Cancer Center & Research Institute, em novembro de 2000.

O H. Lee Moffit Cancer Center & Research Institute é uma conceituada instituição de pesquisa e tratamento oncológico nos EUA, localizada na cidade de Tampa, Flórida, e, a que teve maior crescimento no ranking dos melhores hospitais americanos nos últimos anos. É uma das poucas instituições que recebem a certificação do NCI (National Cancer Institute) e a única da Flórida a possuir esta distinção. Ela é associada com a Universidade do Sul da Flórida.

O contrato de afiliação é uma forma de parceria entre instituições com intuito colaborativo, visando melhorar a pesquisa e a assistência aos pacientes com câncer. O Instituto do Radium passa a contar com acesso facilitado e preferencial ao Hospital Lee Moffitt.

Para seu estabelecimento, é feito um rigoroso estudo por parte do Hospital Lee Moffitt, sobre a instituição a ser afiliada. São analizados a qualificação de pessoal, a história e tradição da instituição e as condições técnicas do local, como equipamentos e área física. Além disto são requeridas também informações de outros profissionais da área. Somente após este processo é realizada a assinatura do contrato.

Após o estabelecimento da afiliação, as instituições concordam em trabalhar em conjunto, visando o crescimento mútuo e sobretudo, uma melhor assistência ao paciente.

Programas de telemedicina, screening genético, segunda opinião, exames complementares mais sofisticados e inexistentes no Brasil, protocolos de tratamento e colaboração em pesquisa estão sendo desenvolvidos em conjunto pelas duas instituições. Os médicos e corpo técnico do Instituto do Radium de Campinas passam a ter acesso direto ao hospital Hospital Lee Moffitt sempre que desejem participar de programas de atualização, reciclagem e educação médica continuada.

Os pacientes do Instituto do Radium de Campinas passam a contar com suporte direto e indireto desta conceituada instituição, sempre que necessário, podendo fazer uso dos recursos tecnológicos disponíveis tanto aqui - telemedicina, segunda opinião, etc, quanto lá, tendo um programa especial de apoio sempre que seja necessário um deslocamento para o exterior.

No segundo semestre de 2002 realizou-se o I Simpósio Internacional de Oncologia, em Campinas, um evento conjunto com repercussão internacional, que contou com a participação de profissionais de ambas as instituições, e que certamente contribuiu para o crescimento e desenvolvimento da oncologia brasileira.

Quem mais se beneficia disto é o paciente do Instituto do Radium de Campinas que confirma a certeza de estar sendo tratado por um corpo técnico altamente qualificado e numa instituição que tem reconhecimento internacional.