Instituto do Radium inaugura equipamentos PDF Imprimir E-mail
Qua, 18 de Dezembro de 2013 23:30

Da esquerda para direita Dr. Malouf e Dr. Monti O Instituto do Radium encerra 2013 com uma grande confraternização entre seus colaboradores e membros do corpo clínico. A instituição reforça seu lema de fazer sempre mais pela vida, apresentando oficialmente dois equipamentos – PET-CT, de diagnóstico e Synergy-Elekta, de tratamento radioterápico. Um dos centros nacionais de referência no tratamento do câncer e atendimento multidisciplinar, o Instituto do Radium preza pela excelência e precisão dos procedimentos realizados, visando à promoção da qualidade de vida do paciente e de sua família.


Instituto do Radium
Clínica médica especializada na prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer, com atuação nas áreas cirúrgica, radioterápica e quimioterápica, atuando no bairro do Taquaral, em Campinas, desde 1980. Atualmente, o Radium contabiliza seis unidades em Campinas – Diagnóstico em Oncologia, Radioterapia, Quimioterapia, Day Hospital, Check-up, Unidade da Mulher – e uma em São João da Boa Vista (SP).

Em suas unidades, altamente capacitadas tanto em instalações como em equipamentos para a realização dos mais eficazes procedimentos terapêuticos, o Radium oferece suporte integral, incluindo apoio psicológico ao paciente e a sua família.

A equipe de profissionais do Instituto é formada por médicos titulados pelas Sociedades de Especialidades, todos em constante aprimoramento profissional e, muitos deles, vinculados à docência e à pesquisa. Em consonância ao lema da instituição: Sempre mais pela vida, eles promovem, com auxílio dos colaboradores do Radium, atendimento humanizado e multidisciplinar ao paciente.

Na prática de trabalho do Instituto do Radium, as decisões sobre diagnósticos e formas de tratamento são discutidas em conjunto por especialistas em diferentes áreas da medicina – são mais de 30 especialidades no total – de maneira a oferecer ao paciente a melhor solução para superar a doença e equilibrar desgastes físicos e emocionais que possam decorrer do procedimento terapêutico adotado.

O Instituto do Radium mantém convênio com mais de 50 planos de saúde e, desde 2000, é afiliado ao H. Lee Moffit Cancer Center & Research Institute, conceituada instituição de pesquisa e tratamento oncológico, localizada em Tampa, Flórida, nos Estados Unidos, para fins de troca de experiência científica e assistencial.

 

foto-radium

Instituto do Radium



Synergy-Elekta

O Acelerador Linear Precise Treatment System, da Elekta, tem possibilitado avanços significativos no tratamento de pacientes com tumores. O aparelho utiliza radioterapia guiada por imagem (IGRT) e permite a perfeita localização da região a ser tratada com precisão milimétrica de dose e de controle de feixe. Com a técnica, é possível irradiar as lesões com doses terapêuticas, preservando ao máximo os tecidos sadios e proporcionando mais qualidade de vida ao paciente. Por meio do equipamento é possível tratar todos os tipos de câncer nos quais a radioterapia é indicada. A técnica também pode ser combinada a outros procedimentos terapêuticos, como a quimioterapia, por exemplo. Um dos métodos, por localização por ultrassom, é bastante utilizado em casos de tumores de próstata, reduzindo de nove semanas para cinco dias o tempo de tratamento.

 

Synergy-Elekta
Synergy-Elekta




PET-CT

Resultado da união da tomografia por emissão de pósitrons (PET), sigla para Positron Emission Tomography, com a tomografia computadorizada convencional, o PET-CT é um equipamento que sobrepõe as imagens metabólicas obtidas pela primeira técnica às imagens anatômicas da segunda, originando um terceiro tipo de imagem. O equipamento pode ser usado mediante suspeita de quase todas as neoplasias porque permite mostrar áreas acometidas pelos tumores, que parecem normais na tomografia convencional ou na ressonância magnética. Seu uso é indicado para o diagnóstico, definição de estágio da doença e acompanhamento de câncer de pulmão, intestino, mama, pele e linfomas (tumores linfáticos). Para os pacientes portadores de neoplasias malignas, o PET-CT pode ser essencial na programação do tratamento, evitando cirurgias desnecessárias ou direcionando terapias localizadas apenas onde há doença de fato.

pet-ct
PET-CT

 

 

Última atualização em Qui, 19 de Dezembro de 2013 08:04