Referência na área de braquiterapia e radioterapia para câncer de próstata, Dr. John Sylvester acompanha cirurgias no Instituto do Radium PDF Imprimir E-mail
Seg, 07 de Outubro de 2013 16:37

O Instituto do Radium de Campinas recebeu nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, a visita do médico norte-americano John Sylvester, co-fundador e diretor do Seattle Prostate Institute e do Puget Sound Tumor Institute, ambos nos Estados Unidos. O especialista falou aos membros do corpo clínico do instituto a respeito das mais recentes e avançadas tecnologias de radioterapia, participou de café da manhã com a imprensa, juntamente com o coordenador da unidade Radium Check-up, Dr. Eduardo Z. Malouf e do diretor executivo do instituto, Dr. Carlos Roberto Monti, a quem acompanhou em duas cirurgias. Dr. Monti é especialista em Radioterapia e Cancerologia pela Associação Médica Brasileira (Colégio Brasileiro de Radiologia/Sociedade Brasileira de Cancerologia) e Conselho Federal de Medicina.

Principal investigador em vários testes de câncer de próstata, já tendo realizado mais de 3.700 procedimentos de braquiterapia – uma forma de radioterapia em que se utilizam fontes radioativas em contato direto com a região do corpo a ser tratada – para esse tipo de neoplasia – Dr. John Sylvester é um dos três médicos que escreveram as diretrizes mais recentes da Sociedade Americana de Braquiterapia (ABS), usadas por braquiterapeutas de todo o mundo na aplicação da técnica de braquiterapia para câncer de próstata.
Em Campinas pela primeira vez, Dr. John Sylvester ministrou no dia 30, na Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas, a palestra “Câncer de próstata braquiterapia e radioterapia IMRT/IGRT (radioterapia com intensidade modulada /radioterapia guiada por imagem) - resultados e complicações”, para uma plateia formada por aproximadamente 30 profissionais da área médica. Na sequência, todos participaram de um jantar no restaurante Villa Real, no The Royal Palm Plaza Resort, oferecido pelo Instituto do Radium. A palestra foi organizada pelos médicos André Meirelles (PUC-Campinas), Rafael M. Stopiglia (Centro Médico Campinas) e Wagner Matheus (Unicamp), com coordenação geral do Dr. Ubirajara Ferreira, como parte do ciclo de debates “Reforçando conceitos e debatendo controvérsias” e contou com apoio da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas, do Instituto do Radium e do Centro de Urologia e Saúde do Homem (URO Hominis).

Dr. John Sylvester

DRJohnCertificado em Radiação Oncológica pela Câmara Americana de Radiologia, Dr. John Sylvester reside desde 2010 em Sarasota, na Flórida. É membro da Braquiterapia American Society (ABS), da American Society of Therapeutic Radiation Oncology (ASTRO), do American Medical Association (AMA) e do Florida State Medical Society.

Em 1987 começou a atuar na área de braquiterapia de próstata e treinou profissionais na área do tratamento do câncer de próstata em algumas das mais renomadas instituições tais como UCSF, Harvard, MDAH, UCLA, Emory, Cleveland Clinic, Forrest, Duke, além dos primeiros médicos da especialidade na Austrália, Nova Zelândia, Inglaterra e América do Sul.
É co-autor do The Prostate Cancer Treatment Book e publicou mais de 75 artigos em revistas e livros médicos. Dr. John Sylvester tanto desenvolveu como contribuiu para o desenvolvimento de diversas melhorias técnicas no processo de braquiterapia de próstata, incluindo a melhor forma de visualizar a uretra durante o procedimento.
Foi o primeiro médico nos Estados Unidos a usar I-125 Eco Semente, a mais visível semente radioativa em ultrassom, e também o hidrogel SpaceOAR em IG- IMRT (intensidade modulada guiada por imagem radioterapia).
Tratou o primeiro paciente do mundo, com o primeiro Calypso 4-D (tecnologia de ponta que ajuda os médicos a localizar e rastrear o movimento de câncer de próstata durante o tratamento), disponível comercialmente, da unidade de orientação de imagem em tempo real para câncer de próstata IMRT.